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A importância dos jogos de negócio para a sua formação

08 de maio de 2016

O ambiente universitário da ao estudante a oportunidade de aprender sobre uma série de conhecimentos teóricos em diversas disciplinas. O aprendizado academico é importante para a formação do estudante que busca se desenvolver e se tornar um profissional que entenda ao menos os conceitos principais da área que pretende atuar.

Para uma formação mais completa, a prática é fundamental, além disso, é uma boa forma de testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, não é mesmo? E é exatamente aí que entram os jogos de negócios.

Mas afinal de contas, o que é um jogo de negócio?

Imagine a marca de um determinado produto, vamos usar como exemplo a marca de Dermo Cosméticos La Roche-Posay. A marca precisa se posicionar no mercado, definir o seu público target, fazer campanhas, lançar novos produtos, definir suas estratégias de comunicação e inovar, inovar, inovar. Seja em um produto ou serviço, em uma campanha de lançamento, e por aí vai. Ou seja, precisa de bons profissionais de Marketing, de Pesquisa, de transporte, etc. para fazer a marca se destacar entre as concorrentes.

Agora, imagine se você pudesse se sentar na cadeira de um Diretor de marca para pensar e tomar decisões relativas aos pontos mencionados acima!

É disso o que se trata um jogo de negócios. Uma competição com cases reais de mercado que coloca você à frente de uma grande marca global. Todas as decisões da marca ficam nas mãos dos competidores, os quais precisam ser criativos, gostar de desafios, e principalmente, ter uma mente empreendedora.  Achou interessante?

Conheça o Brandstorm, o jogo de negócios internacional da L’Oréal! Jogado por estudantes universitários de 52 países, inclusive o Brasil. Desde 1992, o Brandstorm tem dado a mais de 80.000 estudantes ao redor do mundo a possibilidade de se desenvolverem por meio dos desafios da vida real e de serem treinados por altos executivos da maior empresa de cosméticos de de beleza do mundo.



A cada ano um desafio é lançado para os estudantes. Nesse ano, a missão foi criar uma estratégia digital para atrair jovens consumidores, entre 15 e 25 anos, para a marca La Roche-Posay. Pela primeira vez o conceito a ser desenvolvido pelos estudantes deveria ser inteiramente baseado em tecnologia digital.

Além do desafio, que por si só já é uma super oportunidade, muitos dos participantes entram na mira do nosso time de Recursos Humanos. O Andre foi um deles, ele participou do jogo, virou estagiário da L´Oréal, construiu toda sua carreira conosco e hoje é Diretor de Marketing de uma das nossas Divisões de Negócio. Perguntamos à  ele sobre a representatividade do jogo em sua carreira e confira a reposta dada por ele:

“O Brandstorm foi a primeira vez que tive contato com a cultura L’Oréal que me conquistou desde o primeiro momento. Dez anos depois, posso dizer que  o jogo foi o primeiro degrau de toda a minha carreira profissional na L’Oréal”

O Brandstorm acontece em três etapas. Primeiro os times se inscrevem e apresentam uma resposta ao desafio por meio de um vídeo. Os times que melhor responderem ao desafio, passam pra a Final Nacional que acontece na Sede da L´Oréal no Rio de Janeiro. O time vencedor da Final Nacional, recebe o apoio de uma agência criativa para ajudar com a preparação do projeto para a Final Internacional que acontece em Paris, e tem a chance de disputar com países do mundo inteiro.

Para o desafio deste ano, os três primeiros colocados dessa etapa ganham um voucher para fazer a viagem dos sonhos! O primeiro time vencedor ganhará 10,000 Euros, o segundo 5,000 e o terceiro 2,500 Euros.

E aí, vai ficar de fora dessa?

Fique ligado em nossos canais e participe do Brandstorm 2017!

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