A A

Colaboradoras falam sobre carreira, maternidade e igualdade de gênero na L’Oréal Brasil

15 de março de 2019

Recentemente, a Companhia foi reconhecida pelo Índice Bloomberg como uma das empresas que mais impulsionam condições igualitárias de trabalho

O Dia da Mulher é um símbolo da luta pela igualdade de gênero na sociedade. Hoje, as mulheres representam metade das posições do Grupo L’Oréal em todo o mundo e, recentemente, a Companhia foi reconhecida pelo Índice Bloomberg como uma das empresas que mais impulsionam condições igualitárias de trabalho para homens e mulheres. Para refletir sobre essa data tão importante, conversamos com duas mulheres inspiradoras da L’Oréal Brasil sobre carreira, maternidade e igualdade de gênero. Confira!

A maternidade não é um empecilho para crescer profissionalmente

Fernanda Ivar é Gerente de Recursos Humanos e mãe das gêmeas Eva e Maia, hoje com 2 anos e 4 meses. “Depois de ser mãe, me descobri uma profissional muito mais forte, focada e principalmente produtiva”, diz ela. Um dos principais desafios dessa dupla jornada é a organização do tempo, mas Fernanda conta que, com o apoio do marido e a compreensão das filhas, a tarefa fica mais fácil. “Aceito bem minhas falhas e faço o melhor dentro do tempo que tenho. Fico muito atenta ao equilíbrio”, explica. “Não acho fácil encontrarmos o que realmente gostamos de fazer e, por isso, não posso abrir mão desse prazer. Acho que ser feliz é o maior exemplo que posso dar para minhas filhas.”

Quando pensa nos diferentes ambientes de trabalho por onde passou – muitas vezes, machistas – Fernanda vê que a igualdade de gênero é, de fato, uma das diretrizes da L’Oréal Brasil. “Só me só me orgulho de fazer parte desse time. Nunca vi a licença maternidade ser um problema, em um processo seletivo ter qualquer discriminação por ser mulher. Muito pelo contrário – vejo gestores elogiando trabalhar com mulheres.”

Ambiente de fábrica também é lugar de mulher!

Natália

Natália Unzueta passou por diferentes cargos na Fábrica de SP até se tornar Gerente de Planejamento de Demanda da unidade, em 2017, um cargo de liderança dentro de um ambiente visto tradicionalmente como masculino. Colaboradora da L’Oréal Brasil há 10 anos, ela vê a Companhia como um exemplo de diversidade e inclusão por meio de diferentes canais. “Vemos muitas mulheres ocupando posições importantes e estratégicas de liderança, o que reflete e ilustra muito bem este ponto”, acredita.

Hoje, ela acredita que o mercado evoluiu e não sente dificuldades por ser uma mulher nessa posição. “Sou suspeita para falar de como é atuar no ambiente de fábrica, pois é fascinante poder trabalhar no planejamento das produções, lançamentos, abastecimento de materiais e poder ver de perto todos os projetos e produtos se tornarem realidade.”

 

Publicações relacionadas