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Como a L’Oréal está formando seus colaboradores com treinamentos para atuarem no digital?

20 de março de 2018

Companhia oferece uma gama de cursos que fazem parte do plano de desenvolvimento dos times de digital, com conteúdos ligados a temas digitais


A ascensão do digital mudou a forma de comunicação de uma empresa com o seu público e também se tornou uma das prioridades dentro das estratégias de um negócio. O Grupo L’Oréal tem investido, sobretudo, na formação de seus colaboradores em temas que podem contribuir para chegar a estes resultados. Por meio de uma plataforma interna de treinamentos, a L’Oréal oferece uma gama de cursos que fazem parte do plano de desenvolvimento dos times de digital, com conteúdos ligados a temas como marketing digital, e-commerce, direct marketing, além de redes sociais e ferramentas onlines. Por ser online, o acesso permite que os cursos sejam feitos no momento mais conveniente para cada um.


Natalia Knupp, Gerente de Treinamento da L’Oréal Brasil, destaca que a companhia passa um processo de transformação que veio junto com o crescimento do digital: “De um tempo para cá, começaram a surgir mídias diferentes de tudo que já fizemos na nossa história, então tivemos que passar por um adaptação cultural da empresa e dos próprios líderes. A formação foi o caminho que encontramos para se chegar a isso”.


Estratégia global de treinamentos busca resultados para todo o negócio


O Grupo L’Oréal possui uma estratégia global de treinamentos denominado Digital Upskilling, que é um programa de e-learning sobre digital dentro das estratégias do negócio. Desde 2016, todos os colaboradores dos times de marketing e comunicação participam de uma iniciativa de formação. Os cursos passam por adaptações à realidade de cada país e necessidade do negócio.


A área de Learning global tem investido em treinamentos mais personalizados para cada colaborador. “Trabalhar com jovens e o tema digital é muito desafiador para nós. Tivemos que nos adaptar à nova geração e aos comportamentos digitais. Por isso, as aulas precisam ser mais dinâmicas e interativas para prender a atenção de todos”, conta. A companhia também teve que trazer um conteúdo digital que impactasse os colaboradores de níveis sênior. “Era muito importante para nós que conseguíssemos abranger em um treinamento todo o nosso público interno. Com os treinamentos, já observamos uma evolução de mindset”, explicou Natalia.


Como funcionam os treinamentos?


A primeira etapa da trilha de treinamento digital apresenta a estratégia global da L’Oréal para o digital e explica o conceito de alguns temas de marketing digital, com o objetivo de nivelar o conhecimento de todos os colaboradores. Em seguida, todos passam por um teste online que tem o objetivo de identificar os pontos de desenvolvimento. A partir do resultado, o colaborador recebe um novo treinamento personalizado de acordo com o assunto que teve menor pontuação e merece mais atenção, como Social Media ou Search Engine Optimization (estratégias para otimizar conteúdos e aumentar acessos para um site ou página).


A partir dos resultados da avaliação, os colaboradores vão para um nível mais avançado de treinamento. Para cada tema de digital, há um módulo explicativo e mais específico, com duração de pelo menos dois dias, que funciona como uma imersão no assunto. A trilha de conhecimento em digital também contempla alguns treinamentos presenciais, como um workshop mais aprofundado sobre os temas digitais em formato de game: os colaboradores produzem anúncios de um produto, que passam por avaliações de engajamento e impressões. Além disso, eventualmente há treinamentos sobre ferramentas digitais com parceiros como o Google e o Facebook.

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