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Conheça o novo Chief Marketing Officer (CMO) da L’Oréal Brasil e saiba como a área está integrada à gestão estratégica da companhia

19 de janeiro de 2018

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Vicente Rezende será responsável pelas áreas de Atendimento ao Consumidor, E-commerce, Consumer Insights, Digital Analytics e Mídia


A L’Oréal Brasil tem um novo Chief Marketing Officer (CMO) em 2018 para liderar a aceleração digital da companhia. Vicente Rezende, que tem mais de 20 anos de experiência em projetos digitais em grandes empresas e startups, será responsável por áreas como Atendimento ao Consumidor, Consumer Insights, Digital Analytics, E-commerce e Mídia. Com a mudança nos canais de comunicação e do próprio comportamento do consumidor na internet, a L’Oréal Brasil tem o desafio de impulsionar essa transformação digital e incorporar esse conceito em todos os processos do negócio.

Conheça Vicente Rezende, o novo CMO da L’Oréal Brasil:



Atendimento ao Consumidor: relacionamento direto com o público em todos os canais

“A área de Atendimento ao Consumidor é responsável pelo relacionamento com consumidores por meio de diversos canais disponíveis no mercado (telefone, carta, e-mail e mídias sociais) e busca garantir uma experiência mais significativa para todo o público. Atuamos diretamente na manutenção da reputação positiva de nossas marcas, bem como na democratização de conceitos e informações de beleza e produtos. Em um escopo diretamente relacionado às estratégias de Digitalização e Consumer Centricity, as iniciativas visam aumentar a capacidade de atendimento e melhoria de processos, assim como desenvolver sistemas como o Sales Force (Service Cloud) e a plataforma www.vozdabeleza.com.br, que atuam como ferramentas para nos aproximar mais dos consumidores e entender melhor seu perfil e necessidades de consumo”, Camile Alambert, Diretora de Atendimento ao Consumidor da L’Oréal Brasil.

Consumer & Market Insights (CMI) e Digital Analytics: Informações e dados que inspiram novas criações

“A área de Consumer & Market Insights tem como proposta colocar a visão do consumidor no centro das decisões da empresa. Fazemos isso a partir do levantamento de dados por meio de fontes digitais e tradicionais (pesquisas de mercado). Além disso, é nossa responsabilidade difundir as informações obtidas de forma didática, consistente e envolvente de maneira a influenciar positivamente o processo de decisão. A área de Digital Analytics, criada em 2016, tem como proposta inicial organizar e disseminar as informações digitais obtidas a partir de diversas fontes. No futuro, nossa ambição é que essa área ganhe um caráter cada vez mais preditivo. Ou seja, além de gerir os dados digitais, ela passará a ter a função de antever movimentos do consumidor gerando “leads” de negócios para a L’Oréal”, Jorge Kodja, Diretor Digital de CMI da L’Oréal Brasil.

E-commerce: melhor experiência do consumidor nos canais online de venda

“O E-commerce na L’Oréal Brasil tem o papel de garantir a melhor experiência do consumidor com nossas marcas nos canais de venda online. A função deste canal vai muito além de gerar vendas, já que ele é uma fonte importante de informação para o nosso público. Por isso, o desenvolvimento desse tipo de canal é um dos três pilares da estratégia global de digitalização da companhia, que tem como objetivo gerar 20% das vendas por meio do e-commerce em 2020”, Christiane Bistaco, Diretora Digital de E-commerce da L’Oréal Brasil.

Mídia: planejamento e gestão de campanhas das marcas L’Oréal
“A área de Mídia tem o objetivo de ser um business partner das marcas nos assuntos relacionados à mídia e CRM, sendo responsável pelo controle e gestão das relações com as agências parceiras no planejamento estratégico de campanhas integradas de marketing e compra de mídia para todas as divisões e marcas da L’Oréal Brasil. Por ter uma atuação transversal, lidera as negociações com os principais veículos de comunicação junto com as agências de publicidade, buscando a otimização dos custos de mídia. Tem um papel fundamental no processo de digitalização da L’Oréal por meio da capacitação de times internos, construção de uma visão integrada de canais e bases proprietárias de audiência, desenvolvimento de precision marketing e consolidação de aprendizados digitais”, Renato Annibal, Gerente de Mídia da L’Oréal Brasil.

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