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Conheça o SPOT, a ferramenta do Grupo L’Oréal para otimizar o impacto ambiental e social dos produtos

21 de janeiro de 2019

Em 2017, dois de três produtos do portfólio da L’Oréal Brasil foram avaliados e aperfeiçoados a partir da análise da plataforma

Como avaliar os impactos sociais e ambientais de cada produto e torná-lo mais sustentável? Para responder a esse desafio, o Grupo L’Oréal criou o SPOT, sigla em inglês para “ferramenta de otimização sustentável para produtos”. A partir de critérios como fórmulas biodegradáveis, embalagens mais sustentáveis e iniciativas de inclusão social durante a produção, o SPOT gera uma nota que permite comparar avanços de um produto com relação a sua versão anterior. No ano passado, 68% do portfólio da L’Oréal Brasil foi avaliado e aperfeiçoado a partir das análises da ferramenta. Os parâmetros são inspirados nas metas estabelecidas pelo Sharing Beauty With All, nosso programa global de sustentabilidade, que estabelece um compromisso com as Mudanças Climáticas e Protagonismo Social.

“O SPOT é uma ferramenta de transformação da nossa cadeia de valor – que atua desde a maneira de criar produtos até a forma como fazemos o abastecimento de matéria prima e nos relacionamos com as pessoas. É um modo excepcional de ver o ciclo do produto com seu impacto socioambiental”, define Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil. “O SPOT também nos coloca em uma posição de melhoria constante. Essa ferramenta nos permite entrar em um ciclo de inovação cada vez mais sustentável e mais responsável do ponto vista social e ambiental.”

Ferramenta SPOT já foi integrada à rotina do Centro de Pesquisa e Inovação

O uso do SPOT é parte fundamental do trabalho de desenvolvimento de produtos. O processo de criação ou renovação de itens do portfólio é liderado pela área de Operações e Pesquisa e Inovação, mas também tem a participação de times como Desenvolvimento de Produto Operacional (OPD), Marketing, Embalagens e Compras Diretas. Segundo Mariana Cicatelli, da equipe de Desenvolvimento de Produtos, todos contribuem com informações para definir os critérios de melhoria para cada inovação e seus resultados. Dependendo da avaliação, a equipe de OPD pode solicitar mudanças caso numa combinação melhor que a referência ou o último produto lançado não seja alcançado.

“Estamos melhorando a sensibilidade e o engajamento das pessoas para alcançar os objetivos de sustentabilidade. Com o SPOT, conseguimos ver claramente a nota de cada aspecto do novo produto, além de como cada área pode contribuir para melhorar os impactos ambientais e sociais”, diz Mariana. “A expectativa é mostrarmos, cada vez mais, a importância da avaliação do aspecto sustentável do produto o mais cedo possível dentro do processo de desenvolvimento.”

Índice PSI contribui para classificação sustentável de um produto

O perfil socioambiental de um produto é classificado pela nota Product Sustainable Index (PSI) – em tradução, índice de produto sustentável. O resultado é obtido a partir de notas para a parte social e ambiental, medidas por dose de produto. Cada indicador de performance do produto é avaliado de 0 a 10 (0 é a nota mínima e 10 a máxima). O valor final é calculado pelo SPOT a partir das características técnicas e logísticas do produto.

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