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Do Brasil para o mundo: conheça o processo de inovação da L’Oréal para o cabelo das brasileiras

02 de abril de 2018

Diversidade e exigência da consumidora inspira o trabalho do Centro de Pesquisa e Inovação da companhia


Quando se trata de tipos de cabelos, o Brasil é um dos países com a maior diversidade: dos lisos aos crespos, os oito formatos de fios fazem parte da realidade do país. No quarto maior mercado de Hair Care do mundo, o desafio de atender a essa variedade inspira o trabalho da equipe de pesquisa multidisciplinar no Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil. Sempre em busca de novas tecnologias e fórmulas, o objetivo dos pesquisadores é entender a fundo os consumidores e rotinas e, assim, desenvolver produtos que atendam melhor às suas demandas. Elas são a principal fonte de inspiração para o processo de inovação no setor de cuidados para o cabelo, assim como nas demais categorias.


Alice Matos Xavier, pesquisadora de Hair Care do Centro de Pesquisa e Inovação, conta que o trabalho é feito de diferentes formas, seja desenvolvendo tecnologias completamente novas nacionalmente, adaptando fórmulas internacionais ou até mesmo lançando inovações de caráter global. Tudo é feito com foco nos consumidores da L’Oréal: “Gostamos de chamar o Brasil de ‘laboratório para o mundo’. Eles são o centro da nossa atenção e buscamos entender a fundo seu modo de pensar e seu envolvimento com a rotina de cuidado diário com os cabelos”, acrescenta Alice.


Inovação para um dos maiores mercados do mundo


As particularidades dos brasileiros também influenciam as pesquisas no Centro de Pesquisa & Inovação. Além da diversidade de tipos de cabelo e da rotina de cuidados elaborada das brasileiras, Alice Xavier também destaca a exposição constante ao sol, mar e outros agentes externos e o hábito de realizar procedimentos químicos. Quando estão envolvidos em um projeto, a equipe multidisciplinar de pesquisa identifica quais são os atributos de performance que desejam destacar e escolhem a tecnologia de fórmula mais adequada para conseguir os resultados esperados – podendo até adaptá-la para o público-alvo selecionado. “Para nós, é uma inspiração e um desafio ter que atender tantas necessidades diferentes”, completa Alice. “Quando lançamos um produto, testamos no perfil correspondente àquele público alvo para garantir a performance”.


Tecnologias do Brasil para outros países


A diversidade das consumidoras brasileiras, somada a seu alto grau de exigência com os produtos de beleza, fez com o que Centro de Pesquisa e Inovação de L’Oréal desenvolvesse cada vez mais inovações para a categoria de tratamentos capilares. As marcas Niely e L’Oréal Paris tem cases de sucesso em seu portfólio: as linhas Diva de Cachos e Diva de Crespos e o leave-in Cicatri Renov, respectivamente. Enquanto uma possui um Manjar Finalizador co-criado com as consumidoras, o produto de L’Oréal Paris entrega 10 benefícios para os fios. Muitas vezes, o Brasil também exporta suas inovações: “Foi lançado em L’Oréal Professionnel o Power Mix, uma inovação tanto de fórmula quanto de serviço, que causa um encantamento no consumidor ao ver dois líquidos transparentes se tornando um creme, ao vivo.”

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