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Inovação para o mundo da beleza: como a tecnologia de realidade aumentada e inteligência artificial contribui para os negócios da L’Oréal?

10 de abril de 2018

Com a recente compra da empresa canadense ModiFace, Grupo pretende promover uma experiência de beleza mais inovadora para aproximar marcas da geração millennial e potencializar o e-commerce

A tecnologia de realidade aumentada traz novas possibilidades para levar experiências inovadoras para os consumidores do mercado de beleza. Pensando nas oportunidades que a tendência representa, o Grupo L’Oréal adquiriu no início de março a empresa ModiFace, especialista em realidade aumentada e inteligência artificial aplicada à indústria da beleza. Com a compra, a companhia dá mais um passo em sua estratégia de aceleração digital, oferecendo a suas 34 marcas internacionais o que há de mais novo em termos de serviço e experiências no setor. Depois de conquistar o público dos games, a tecnologia de realidade aumentada foi adaptada para aplicativos de celular do universo de maquiagem, cabelo e skincare. O consumidor agora pode experimentar diferentes cores de cabelo, descobrir seu tipo de pele e até mesmo testar um novo produto de maquiagem sem ir, de fato, às lojas – está tudo ao alcance de suas mãos e a poucos cliques do e-commerce.


Fundada no início dos anos 2000, a ModiFace é uma das líderes mundiais em sua área de atuação. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu tecnologias patenteadas para reconhecimento de traços e cores faciais, que são aplicados a serviços de maquiagem 3D e diagnósticos de cor e pele. Sua equipe é formada por cerca de 70 engenheiros, pesquisadores e cientistas reconhecidos internacionalmente, somando mais de 200 trabalhos científicos publicados e mais de 30 patentes registradas. A união da empresa com a L’Oréal dá continuidade ao processo de reinvenção da experiência de beleza e reafirma o compromisso do Grupo em proporcionar novas opções aos consumidores, já que a tecnologia permite que testem e descubram novos produtos.


Plataformas de realidade virtual ajudam a direcionar consumidores para o e-commerce


A maior parte das vendas de marcas da L’Oréal ainda é presencial, mas o Grupo percebe um aumento significativo de compras onlines nos últimos anos. No âmbito internacional, o e-commerce ultrapassou a marca de 2 bilhões de euros em 2017 – 30% a mais que no ano anterior – e, agora, representa 8% das receitas do Grupo. Com isso, a venda por meios digitais contribuiu para o crescimento dos negócios da L’Oréal no ano passado.


A compra da ModiFace permitirá aprimorar a compra online. A ideia é que os engenheiros e pesquisadores da plataforma apoiem o processo de reinvenção da experiência de beleza por meio de serviços mais inovadores que ajude o consumidor a descobrir, experimentar e escolher diferentes produtos e marcas da L’Oréal no ambiente digital.


As oportunidades que chegam com a tecnologia de realidade aumentada


Investir em novidades para melhorar a experiência de compra dos consumidores é uma preocupação constante da companhia. Não é a primeira vez que a L’Oréal investe no mercado de inovação tecnológica: no fim de dezembro, o grupo foi pioneiro ao disponibilizar no Brasil algumas maquiagens de Lancôme – L’Absolu Rouge, Teint Idole Ultra Wear e Monsieur Big – para serem testadas virtualmente no aplicativo YouCam Makeup. Além de experimentar os efeitos de cada um, os consumidores podiam ainda ser redirecionados para o e-commerce da marca. O movimento gerou um aumento de 32% de tráfego no site de Lancôme, dos quais 98% eram novos usuários.


Por meio de iniciativas como essa e a aquisição da ModiFace, é possível então aumentar o engajamento dos clientes com as marcas e o conhecimento sobre seus portfólios. Além disso, o investimento no universo digital é uma oportunidade para rejuvenescer a imagem de produtos mais tradicionais e conquistar o público millennial, conhecido por ser altamente conectado.

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