A A

L’Oréal Brasil certifica 138 alunos da Casa das Belezas e Maré de Belezas, projetos profissionalizantes e inclusivos com as comunidades

30 de julho de 2018

Desenvolvidos em parceria com as instituições Casa do Menor e Redes da Maré, iniciativas já deram uma nova profissão para mais de 200 pessoas, em grande parte mulheres

Na última semana, a L’Oréal Brasil certificou 138 alunos dos projetos sociais Casa das Belezas e Maré de Belezas como auxiliares de cabeleireiros. O programa é desenvolvido em parceria com as instituições Casa do Menor (Nova Iguaçu) e Redes da Maré (Complexo da Maré) e tem o objetivo de promover a inclusão social de moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Os cursos, que têm a duração de cerca de quatro meses, foram elaborados pelo Instituto L’Oréal com a utilização dos produtos Niely. Desde o ano passado, os projetos já deram uma nova profissão para mais de 200 pessoas, em grande parte mulheres.

Para a L’Oréal, acredita-se que promover a inclusão profissional de mulheres reforça os objetivos estabelecidos pelo Sharing Beauty With All, o compromisso de sustentabilidade do Grupo, de desenvolver o protagonismo social das comunidades em que está inserida. “Para nós, as duas formaturas foram muito emocionantes e têm muitos aspectos nisso: primeiro é o nosso compromisso a longo prazo, porque não é um projeto que nasce e se apaga em seis meses, ele realmente traz impactos a longo prazo. A segunda coisa é ver como os projetos são transformadores para nossas comunidades, as mulheres têm oportunidade de revelarem e expressarem seus talentos. Elas se sentem mais empoderadas!”, destacou Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da Companhia.

Para Isis Provençano, Gerente de Produto Niely, o programa ressalta a essência da marca, que nasceu muito próxima dos brasileiros. “Os dois projetos são muito importantes para a história da Niely, que surgiu em Nova Iguaçu. Acreditamos que a beleza pode empoderar e trazer felicidade. Podemos fazer a diferença na vida dessas mulheres, lhes dá a perspectiva de um futuro e de uma profissão”.

Formatura da primeira turma da Maré de Belezas

A formatura da primeira turma do projeto Maré de Belezas ocorreu na Sede da L’Oréal Brasil no dia 24 de julho. Em parceria com o projeto Casa das Mulheres, da Redes da Maré, 45 mulheres receberam o certificado. Para Shirley Vilela, coordenadora do projeto na instituição, o aprendizado nos últimos meses servirá para moldar as novas turmas que serão iniciadas a partir de agosto. “Foram muitas adaptações e desafios para todos nós. Crescemos nesse período e as alunas mostraram para nós o quanto curso é importante e tem impacto em suas vidas. Elas valorizaram cada momento e isso é gratificante”, contou.

Para a formanda Alcicleia Martins, de 45 anos, a Maré de Belezas tem sido um divisor em sua vida: “O curso me deu a oportunidade de mudar a minha vida, me acrescentou técnicas, prática e conhecimento. A sensação de estar me formando é maravilhosa e de realização, porque a sociedade não olha pra gente na comunidade. A L’Oréal mostrou que vê potencial em todas nós”.

Desde 2017, Casas das Belezas já formou 165 pessoas

A segunda turma do projeto Casa das Belezas, organizado em parceria com a Casa do Menor, formou 95 alunos no primeiro semestre de 2018. A cerimônia, desta vez, ocorreu na unidade de Rosa dos Ventos, bairro de Nova Iguaçu. “Esse projeto é muito importante para a comunidade, porque aqui é uma área muito carente. Vemos como uma oportunidades de criar mudanças na vida de pessoas em situações de vulnerabilidade”, ressaltou Fátima Fernandes, Coordenadora-geral da Casa do Menor Rosa dos Ventos. “O curso de auxiliar de cabeleireiro trouxe crescimento e transformação para a vida de cada aluno e suas famílias. Nessa segunda turma, estamos mais integrados e tivemos uma procura maior”.

As turmas das duas unidades são formadas majoritariamente por jovens mulheres. Atualmente, a Casa do Menor de Rosa dos Ventos atende quase 230 pessoas na creches, cursos profissionalizantes e projetos com as famílias da região. Andrea Palmeira, uma das instrutoras, conta que o desenvolvimento da segunda turma foi mais orgânico, por já terem mais conhecimento da metodologia do curso. “Estamos acolhendo mais pessoas e conseguimos mostrar a elas que existem outros horizontes. Já tenho alunos das turmas passadas que estão trabalhando. Acredito que isso não vá mudar este ano, é um projeto muito importante para a comunidade”, destacou.

Veja os depoimentos de algumas alunas:

Denise Elias, 54 anos – Aluna Casa das Belezas, Nova Iguaçu
O curso foi maravilhoso e já começou a mudar na minha vida, porque tenho um olhar mais feliz e colorido, sinto que algo vai fluir daqui para frente. Agora quero me profissionalizar em colorimetria, que foi o que mais gostei nas aulas. Minha vida vai ser melhor ainda a partir de hoje!

Rosangela Silva, 38 anos – Aluna Casa das Belezas, Nova Iguaçu
Eu me interessei pelo curso por ser uma oportunidade de mudar de vida! Foi muito bom, aprendi coisas que não tinha visto em outros cursos que já tinha feito. Agora eu espero crescer nessa profissão que escolhi. Esses meses foram maravilhosos, me senti muito acolhida por todos aqui!

Leid Daiane, 20 anos – Aluna Maré de Belezas, Complexo da Maré
Para mim, foi gratificante ter sido escolhida para participar do curso – até chorei quando vi meu nome. No final, foi muito mais que eu imaginava e aprendi muito. Agora, eu espero me especializar e crescer cada vez mais. O sentimento que levo é de gratidão e confiança no meu potencial!

Tatiana Silva, 35 anos – Aluna Maré de Belezas, Complexo da Maré
A Redes de Maré em parceria com a L’Oréal nos deram essa oportunidade e foi muito importante para cada uma. Eu adorei e aproveitei muita coisa, já que é um curso completo de auxiliar de cabeleireiro. Me sinto orgulhosa de ter participado do curso na minha comunidade. O que espero agora é realizar o meu sonho de trabalhar com algo que gosto e ter minha independência financeira.

Cristiane Alves, 39 anos – Aluna Maré de Belezas, Complexo da Maré
Depois que entrei no curso, fiquei ainda mais fã da L’Oréal – não só pela parte social, mas por todos os valores da empresa que eu vejo que são reais. Tivemos a oportunidade de única de visitar a fábrica e a sede e espero alavancar minha carreira a partir de agora, não só como especialista em cabelo afro, mas como uma profissional completa e com um certificado da L’Oréal!

Vanessa Passos, 21 anos – Aluna Maré de Belezas, Complexo da Maré
Quando a gente tem um sonho, a gente quer realizar e ir atrás. E passar a acreditar em mim mesma é parte desse caminho de crescimento. O curso é uma oportunidade de me desenvolver profissionalmente. Sinto que colhi muita informação e muito conhecimento. Eu me sinto muito privilegiada e realizada de ter participado desse projeto!

Publicações relacionadas