A A

L’Oréal Brasil participa de Simpósio em Manaus para compartilhar suas iniciativas sobre Biodiversidade

04 de julho de 2018

Fabiana Munhoz, Gerente de Pesquisa Avançada, representou a Companhia no Simpósio Bilateral de Biodiversidade Brasil-França e destacou ações de uso responsável dos recursos naturais


Em um processo de inovação sustentável é preciso garantir que toda a cadeia produtiva – desde a extração da matéria-prima – possua algum benefício ambiental ou social. Esse foi o tema principal da participação de Fabiana Munhoz, Gerente de Pesquisa Avançada da L’Oréal Brasil, no Simpósio Bilateral de Biodiversidade Brasil-França, realizado entre os dias 5 e 8 de junho em Manaus. A participação da Companhia nesse tipo de evento reforça o compromisso com o desmatamento zero e a mobilização contra as mudanças climáticas – princípios do Sharing Beauty With All, programa de sustentabilidade do Grupo. “No Brasil, país com a maior biodiversidade do planeta, o compromisso da L’Oréal com a preservação da biodiversidade é prioritário e de longo prazo. É muito importante, então, apoiar o debate que permite trazer avanços em relação ao tema e entre diferentes setores da sociedade”, disse.


Com a palestra “Uso responsável da biodiversidade pela L’Oréal: do fornecimento sustentável à eficácia comprovada”, Fabiana falou como ingredientes de origem vegetal estão sendo incorporados ao portfólio de produtos das marcas. “Quando as matérias-primas são produzidas de forma sustentável, além de agregar valor ao produtor local e contribuir com a preservação da biodiversidade, nós estamos também garantindo o fornecimento estável e contínuo dos insumos que serão usados em nossas fórmulas”, explicou. O evento foi promovido pela Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), e reuniu cientistas dos dois países para discutir diferentes questões relacionadas ao tema.


Compromisso com a biodiversidade faz parte do dia a dia da L’Oréal


Para promover a inovação sustentável, a L’Oréal investe na redução da pegada ambiental nos processos de desenvolvimento de produtos e na aquisição de matérias-primas de maneira mais responsável, ao mesmo tempo que trabalha na otimização das embalagens e compromete-se com o desmatamento zero em todas as etapas de produção.


Fabiana explica que essa preocupação está inserida no dia a dia do Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal no Brasil: “Por um lado, nossos pesquisadores estão trabalhando para melhorar o perfil ambiental de nossas fórmulas, a partir do uso de ferramentas que avaliam o ciclo de vida dos nossos produtos. Por outro, estamos trabalhando com institutos de pesquisa e fornecedores para obter matérias-primas a partir de ingredientes da biodiversidade brasileira, seguros e com performance comprovada”.


Fornecimento sustentável é parte importante do processo produtivo


O fornecimento sustentável e responsável se torna um aliado para garantir a preservação da biodiversidade. Em parceria com a ONG Rainforest Alliance, a L’Oréal definiu cinco pilares do abastecimento sustentável, que incluem a garantia da segurança no trabalho, igualdade de gênero e a promoção do empoderamento econômico. “Para serem aplicados, dependem do conhecimento e identificação da origem (a comunidade que cultiva ou coleta e os desafios que elas enfrentam) desses ingredientes”, explicou. Além disso, ela também listou alguns exemplos de uso responsável da biodiversidade na L’Oréal, como a produção do óleo de babaçu, presentes em algumas das fórmulas. “O uso responsável da biodiversidade, como agregação de valor, deve ser propagado para contribuir com a permanência da floresta em pé e também dos povos que dela vivem e obtém seu sustento”, acrescentou.

Publicações relacionadas