A A

L’Oréal Brasil promove evento sobre o perfil dos consumidores para inspirar colaboradores

18 de junho de 2018

Programação teve palestras com antropólogos e cases de empresas que se destacam no mercado, além de experiências de troca com consumidores ao vivo


A L’Oréal Brasil promoveu um evento sobre os consumidores brasileiros para os seus colaboradores da Sede e do Centro de Pesquisa e Inovação, no Rio de Janeiro. Nos dias 4 e 5 de junho, a programação do encontro levou pluralidade de assuntos e abordagens, com palestras com antropólogos sobre o perfil de consumo no país e cases de empresas que se destacam no mercado pela forma como promovem experiências, como Havaianas, Leroy Merlin e Chilli Beans. Na abertura da Consumer Experience na Sede da L’Oréal Brasil, 11 consumidoras que representam a diversidade de público de marcas das quatro divisões de produtos foram recebidas por colaboradores e diretores em um tapete vermelho. A ação simbolizou um agradecimento pela construção da história da Companhia no país com o seu público e marcou o início da programação de dois dias da Consumer Experience na Sede e  no Centro de Pesquisa e Inovação.


Essa foi a segunda edição do evento e foi novamente liderada por Perla Carreira, gerente de CMI & Analytics: “Em 2017, fizemos uma edição mais focada em conteúdo. Agora em 2018, pudemos acrescentar também uma parte emocionante que foi trazer 11 consumidoras para dentro da L’Oréal para ganharem um verdadeiro dia de beleza e mimos. Tenho certeza que esse dia ficará marcado nas lembranças delas e esperamos ter também impactado os colaboradores com isso e todas as atividades dos 2 dias”.


Consumidora de Kérastase e La Roche Posay, Érica da Cruz, de 42 anos, foi uma das consumidoras convidadas para a homenagem: “Eu compro os produtos da L’Oréal desde que comecei a trabalhar e ter meu próprio dinheiro. E ver uma marca que gosto me chamar para conhecer a sua casa representa um reconhecimento do meu valor como consumidora. Eu me senti muito importante para a L’Oréal!”. Na programação, os colaboradores também puderam interagir de outras formas com o público: na sede, duas rodas de conversa com consumidoras e influenciadoras digitais permitiram entender como a relação com uma marca é construída; no Centro de Pesquisa & Inovação, colaboradores visitaram o Mercadão de Madureira, um dos principais centros comerciais do Rio de Janeiro, para uma observação do ponto de venda.


“A L’Oréal existe por causa dos seus consumidores. Conhecê-los é agir rápido sobre o que desejam, pois temos um público que se transforma o tempo todo, com novas necessidades e valores. Com isso, a tecnologia e a inovação são a melhor resposta para essas demandas”, destacou An Verhulst-Santos, CEO da L’Oréal Brasil, durante a abertura.


Compromisso em colocar o consumidor como foco para as  decisões


Pelo menos mil pessoas passaram pelas palestras e ações na sede. Segundo Jorge Kodja, Diretor de CMI & Analytics da L’Oréal Brasil, o número representa um forte engajamento dos colaboradores no objetivo de tornar a Companhia cada vez mais focada no consumidor, um dos pilares estratégicos do negócio. “Eu saio dessa experiência muito motivado em relação a L’Oréal, porque eu vejo que temos uma equipe muito sedenta em aprender sobre o consumidor”, declarou Jorge. “A ideia era trazer todas as perspectivas, com conceitos mais acadêmicos ou de mercado, porque o consumidor brasileiro é de uma complexidade tão grande que a gente precisa de muitas abordagens para poder entender a cabeça do nosso público. A aplicação que quero ver de todo esse conhecimento é a observação constante do mercado e do nosso público”.


No Centro de Pesquisa e Inovação, Ana Teixeira, Diretora de CMI, explica que a equipe buscou acrescentar mais experiências práticas na programação, como uma imersão no SAC, em que era possível escutar ligações reais de consumidores, e uma visita ao Mercadão de Madureira. Já os temas das palestras foram pensadas para que os colaboradores refletissem em como tornar a inovação possível. “Muito além de entender o consumidor, as pessoas saíram inspiradas pelo conteúdo e pelas provocações dos palestrantes. Concretamente, acredito que pode trazer novas pistas de exploração, novas possibilidades de encontrar novos perfis de consumidores”, destacou.


Colaboradores acreditam que entendimento do consumidor inspira a inovação


Para Renato Annibal, Gerente de Mídia CMO, que assistiu algumas palestras da programação, o maior aprendizado é que o consumidor não pode ser a consequência de uma campanha, mas o início de todos os processos. “O meu papel como mídia passa muito por esse entendimento das características do consumidor e pensar nas melhores maneiras de se conectar com ele. Colocar o consumidor na frente de tudo é importante para todo o sistema L’Oréal e isso foi ressaltado durante as palestras”, disse. Já Stephanie Duarte, Analista de Marketing Digital da Divisão de Produtos Profissionais, dedicou os dois dias para o evento. Ela acredita que o conhecimento das apresentações e interações com os consumidores ajudam a pensar fora da caixa: “O aprendizado que fica para todas as áreas e divisões é aprender a se questionar muito, ouvir mais as demandas de consumo e absorver esses insights no nosso dia a dia”.


Renata Rosário, Analista de Assuntos Regulatórios, assistiu as cinco palestras que teve no Centro de Pesquisa e Inovação. “Para mim, o mais incrível é descobrir que o processo de inovar não está relacionado só ao lançamento de um novo produto, mas tem ligação direta com a realidade do nosso consumidor. Existem coisas pequenas que podemos mudar para ter mais foco no consumidor”, refletiu. As apresentações trataram de assuntos como o perfil do consumidor brasileiro, como as diferenças culturais entre o corpo masculino e feminino, o processo de envelhecimento e as particularidades econômicas do Brasil.

Publicações relacionadas