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L’Oréal Brasil reforça protagonismo social e abre escola de capacitação para mulheres na Maré, no Rio de Janeiro

07 de maio de 2018

Projeto Maré de Belezas prepara 48 mulheres da comunidade para atuarem como auxiliares de cabeleireiros. Projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG Redes da Maré


Para fortalecer o pilar de protagonismo social nas comunidades do Rio de Janeiro, a L’Oréal Brasil expandiu o curso de capacitação em auxiliar de cabeleireiro com a escola Maré de Belezas, no Complexo da Maré – região da Zona Norte da cidade que tem aproximadamente 140 mil moradores em 16 comunidades populares,de acordo com o Censo da Maré. O curso foi desenvolvido pelo Instituto L’Oréal com a utilização dos produtos Niely e possui quatro turmas com 12 alunas que são orientadas por duas instrutoras, que também foram certificadas pelo Instituto. O curso é feito em parceria com a Redes da Maré, instituição que desde 1997 tem promovido a consolidação de parcerias para possibilitar o desenvolvimento sustentável dos moradores da Maré. Essa é a segunda comunidade do Rio a receber o projeto Casa das Belezas: o projeto foi lançado em 2017 em parceria com a Casa do Menor, em Nova Iguaçu. A iniciativa da L’Oréal Brasil já certificou 84 pessoas no ano passado e tem uma nova turma em andamento.


O Sharing Beauty With All, compromisso de sustentabilidade do Grupo, estabeleceu que até 2020 promoveria a capacitação profissional de mais de 100 mil pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade econômica em todo o mundo. Para Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil, a abertura do curso na Maré é um importante passo para deixar um legado na cidade do Rio: “A Maré é nossa vizinha, bem próxima do nosso Centro de Pesquisa & Inovação na Ilha de Bom Jesus. Para nós, ter essa proximidade é um meio de abrir um diálogo social forte com as comunidades e a L’Oréal, pois queremos ser cada vez mais um ator de mudanças e promover a inclusão social. A parceria permite que a gente cause um impacto positivo na sociedade pelo empoderamento de mulheres na profissão de auxiliar de cabeleireiro”.


L’Oréal Brasil e Redes da Maré: uma parceria para capacitar e empoderar mulheres


O curso da Maré de Belezas terá duração de três meses, com  aulas teóricas e práticas. No desenvolvimento da metodologia, a Redes da Maré também contribuirá com aulas sobre questões de gênero e o papel da mulher na sociedade. Shirley Villela, coordenadora da Casa das Mulheres (uma área da instituição que promove atividades para empoderar mulheres), acredita que parceria com a L’Oréal Brasil vai impulsionar essa iniciativa. “Representa a possibilidade real de proporcionar às mulheres da Maré um curso de excelência que pode melhorar sua capacidade de gerar renda para sua família. Além disso, permite que a Redes proponha uma discussão com as alunas e instrutoras sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade, a valorização da estética afro, o surgimento de novos parâmetros de beleza, dentre outros”, destacou.


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Daiana Azevedo, uma das instrutoras do curso que foi capacitada pelo Instituto L’Oréal, ressalta o interesse das participantes pelas aulas: “Estou muito animada com o desenvolvimento do curso, pois minhas alunas se revelam como muito curiosas e esforçadas. As aulas têm sido muito produtivas”. Já para a aluna Janaína de Barros, a oportunidade de participar representa independência e reconhecimento: “Para mim, o curso significa a oportunidade de crescer e ser aceita no mercado de trabalho, além de ser respeitada profissionalmente”.


A escolha das alunas começou com uma etapa de inscrição seguida de entrevista individual. Na seleção, a Redes da Maré considerou o nível de interesse de cada uma pela área, o objetivo profissional, o nível de vulnerabilidade social e a disponibilidade para se dedicar integralmente ao curso. “Hoje temos três escolas de beleza da L’Oréal, duas em Nova Iguaçu e essa na Maré, e a projeção de 300 mulheres capacitadas até o fim deste ano. Acreditamos que um dos nossos deveres como líder no mercado de beleza no mundo é dar oportunidade a todos e promover a diversidade de belezas, assim como desenvolver o talentos de cada um”, finalizou Maya Colombani.

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