A A

Pallets para Elas: L’Oréal Brasil cria projeto que doa pallets de madeira para cooperativa de mulheres marceneiras

16 de janeiro de 2019

Iniciativa de economia circular reaproveita o material para a confecção de móveis sustentáveis

Com o objetivo de reaproveitar materiais e incentivar o protagonismo social na comunidade, a L’Oréal Brasil criou a iniciativa Pallets para Elas, em que são doados estrados de madeira para serem transformados em móveis e peças de decoração sustentáveis. O projeto é feito em parceria com a cooperativa de artesanato e marcenaria Unindo Forças: uma organização de Barueri, São Paulo, criada por mulheres que buscavam uma solução para a queima de pallets próxima às suas casas. Desde julho de 2018, foram reciclados mais de 800 pallets; o equivalente a 20 toneladas de madeira.

Veja o vídeo e saiba mais sobre a iniciativa!

Economia circular: como tornar nossa produção ainda mais sustentável?

O projeto é baseado no conceito de economia circular, que visa tornar a cadeia produtiva mais ecológica por meio do reuso de materiais como insumo para outras indústrias. Para Krissia Almeida, estagiária de Transportes de Supply Chain, uma das responsáveis pela gestão do Pallets para Elas na L’Oréal, a iniciativa é um exemplo importante dos efeitos do Sharing Beauty With All, o compromisso de sustentabilidade do Grupo. “Para a L’Oréal, ter um projeto de economia circular é excepcional: ver um pedaço de madeira que iria para o lixo ser transformado pelas mulheres em um produto tão bonito, que é vendido por grandes empresas, é gratificante para nós e mais ainda para as mulheres da comunidade”.

Os pallets que seriam descartados são encaminhados diretamente para o projeto para reaproveitamento. O transporte é feito por uma empresa parceira também de maneira sustentável, sem custos extras ou emissão adicional de gases poluentes.

A Companhia pretende doar os pallets quinzenalmente para a cooperativa, reduzindo cada vez mais o impacto dos descartes. e sua expansão para outras regiões do país. “Além de conseguirmos doar a matéria prima para a confecção dos móveis que geram a renda fixa das mulheres, ter uma empresa do tamanho da L’Oréal presente no dia a dia faz toda a diferença para elas”, complementa Krissia.

Projeto também destaca a importância da segurança no trabalho

O projeto Pallets para Elas também ofereceu treinamentos práticos e teóricos de segurança do trabalho às mulheres da cooperativa, feitos por equipes da Fábrica de SP. “Nossa missão junto à cooperativa, além da doação do material, é sensibilizar também sobre a segurança no ambiente de trabalho e dar voz a tantas mulheres da comunidade”, explica Krissia.

Publicações relacionadas