A A

Retrospectiva verde: oito fatos que marcaram a sustentabilidade da L’Oréal Brasil em 2018

21 de dezembro de 2018

Relembre as iniciativas de sustentabilidade que ocorreram durante o ano

A sustentabilidade é uma das prioridades da L’Oréal Brasil. Em 2018, a Companhia investiu ainda mais em iniciativas de geração de energia sustentável, preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas, além de consolidar projetos que ressaltam o protagonismo Social. A L’Oréal Brasil também foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, no Guia Exame de Sustentabilidade 2018: desta vez, como a melhor empresa de Gestão da Biodiversidade. Relembre os principais fatos que marcaram o ano e reforçaram a L’Oréal Brasil como referência em sustentabilidade!

  1. Guia Exame de Sustentabilidade 2018


Pelo segundo ano consecutivo, a L’Oréal Brasil apareceu na lista de empresas mais sustentáveis do Brasil segundo o Guia Exame de Sustentabilidade 2018. Depois de ser reconhecida como a melhor organização em mudanças climáticas em 2017, na nova edição a Companhia foi destaque no setor de Bens de Consumo e conquistou o prêmio de Gestão da Biodiversidade. As iniciativas que valorizam e preservam os recursos naturais do Brasil no desenvolvimento de produtos foram alguns dos fatores que contribuíram para o resultado.

  1. Lançamento do primeiro relatório de progresso de sustentabilidade


Em 2018, a L’Oréal Brasil também divulgou seus avanços na área de sustentabilidade. Houve uma redução de 71% nas emissões de carbono nas fábricas e centros de distribuição, além de melhorias em relação ao impacto socioambiental dos produtos. As iniciativas de protagonismo social também causaram efeitos positivos nas comunidades. O relatório divulgou que 793 pessoas foram empregadas por meio de programas inclusivos.

  1. Abertura da escola para capacitação profissional de mulheres no Complexo da Maré


A L’Oréal Brasil expandiu seu curso de capacitação em auxiliar de cabeleireiro para o Complexo da Maré, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. Em parceria com a escola Maré de Belezas e o projeto Redes da Maré, o curso foi desenvolvido pelo Instituto L’Oréal e utiliza os produtos de Niely. Essa é a segunda comunidade do Rio a receber o projeto: em 2017, foi lançada a iniciativa Casa das Belezas em parceria com a Casa do Menor, em Nova Iguaçu.

  1. Inauguração do 2º maior sistema de painéis solares do Rio de Janeiro


Para comemorar a semana do Meio Ambiente, no mês de junho, a L’Oréal Brasil inaugurou em seu Centro de Pesquisa & Inovação a 2ª maior usina de painéis solares em geração de energia do estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas do sistema do AquaRio. Essa é a primeira unidade da L’Oréal no país a usar o sistema solar para geração própria de energia. Para 2019, a Companhia planeja instalar um sistema de painéis de maior dimensão na fábrica de São Paulo.

  1. O escritório mais sustentável do Rio de Janeiro


Em setembro, a Sede da L’Oréal Brasil, localizada no Porto Maravilha (RJ), foi reconhecida como o escritório mais sustentável do Rio de Janeiro de acordo com a classificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). O prédio alcançou o nível GOLD da certificação, que considerou iniciativas como a gestão eficiente de água e energia, localização, materiais utilizados na construção e práticas implementadas na obra.

  1. Frota de carros 100% verde


Já no mês de outubro, a L’Oréal Brasil renovou seu contrato de frota de carros 100% verde. Todos os veículos foram selecionados com base em critérios de sustentabilidade, como baixa emissão de CO2 e motores que funcionam com etanol. A iniciativa também acompanha uma parceria com ONG SOS Mata Atlântica, para que 100% da liberação de gases poluentes seja compensada por meio de um programa de reflorestação.

  1. Alunos da Casa do Menor visitam a sede da L’Oréal


Ainda em junho, 110 alunos do projeto Casa das Belezas – uma parceria da L’Oréal Brasil com a Casa do Menor de Nova Iguaçu – tiveram a oportunidade de conhecer a Sede e o Centro de Pesquisa & Inovação para conhecer de perto o trabalho da Companhia. Por meio de um curso desenvolvido pelo Instituto L’Oréal, o  projeto capacita jovens da comunidade em profissionais da beleza. Durante a visita, guiada por colaboradores de diferentes áreas, os alunos puderam conhecer também nossos projetos sustentáveis e as etapas de formulação de um novo produto.

  1. Companhia número 1 em sustentabilidade


O Grupo L’Oréal foi reconhecido como a companhia número 1 em sustentabilidade no ranking internacional Newsweek Green. A lista destacou o nosso desempenho como empresa global e empresa de produtos pessoais no âmbito sustentável: alcançamos a pontuação de 89,9% e nos fomos a primeira colocada entre 500 concorrentes do mundo inteiro. No mesmo período, também recebemos a nota AAA nas três categorias da CDP Europe Awards, que analisa ações corporativas para combater as mudanças climáticas e promover a conservação da água e florestas.

Publicações relacionadas